Tríduo a São Sebastião - 2° Dia

 

TRÍDUO EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO 
São Sebastião: perfeito soldado e patrono dos militares

SAUDAÇÃO
 
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

 LEITURA BÍBLICA
(Lc 3,14)

7. O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.

Leitor: Evangelho de Cristo segundo Lucas
“Alguns soldados também lhe perguntaram: ‘E nós, que devemos fazer?’ João respondeu: ‘Não maltrateis a ninguém, nem tomeis dinheiro à força; não façais denuncias falsas e contentai-vos com vosso salário’”
Ao final acrescenta:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
Ass: Graças a Deus.


REFLEXÃO DO DIA

7. O leitor dirige-se ao ambão para a reflexão, que todos ouvem sentados.

Leitor: Sebastião era um jovem de bela aparência e de educação primorosa, dedicado e cumpridor de seus deveres. Em pouco tempo, granjeou a estima e a confiança de sus chefes e do próprio imperador, sendo logo nomeado capitão da guarda pretoriana. Mas a vida militar não o desviou dos deveres cristãos. Comprometido com a pátria e com o imperador, não se esquecia de que seu compromisso maior era com cristo, seu Rei e Senhor. Por isso, não pensou das vezes em renunciar às perspectivas de uma gloriosa carreira militar, para sacrificar sua vida pela fé que professava. Por sua bravura e coragem, são Sebastião é considerado o patrono dos militares.

ORAÇÃO DO DIA

6. Terminado a reflexão, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: 
Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
Ó glorioso mártir, são Sebastião, que soubeste conciliar vossos compromissos de soldado com as normas evangélicas, protegei nossos soldados, empenhados na defesa do território nacional, na segurança e na salvaguarda dos direitos dos cidadãos. Amparai-os e ajudai-os na luta contra o poder paralelo, contra o crime organizado e as forças do mal, até a vitória final. Por Cristo Nosso Senhor. 
Ao terminar, o povo aclama:
Ass: Amém.

ORAÇÃO FINAL

6. Terminado a reflexão, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: 
Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
Ó glorioso mártir, são Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido) . Por Cristo nosso Senhor. 
Ao terminar, o povo aclama:
Ass: Amém.

Rezar um Pai Nosso, uma Ave maria e um Glória ao Pai.
Postagem Anterior Próxima Postagem