Ata de Reunião|002/24

 

 ATA DE REUNIÃO 

002/24

Ata da Reunião com o Clero Arquidiocesano da Arquidiocese Primaz do Brasil São João Del Creeper, ocorrido na última segunda (17).

 Ao Décimo sétimo dia do mês Junho do ano da Graça do Senhor de dois mil e vinte e quatro, às 18 horas, e 50 minutos. Iniciada na Capela interna do Seminário, com uma Santa Missa em intenção pelo Clero, privada ao Clero, Dom Eduardo, propoe uma homilia bem bonita, e cuidado com a interpretação literal do Santo Evangelho que hoje foi apresentado, e que devemos viver a humildade, e convidou-nos em um breve exame de conciencia, de como estamos, para preparar o clero para a reunião.

Depois Dom Eduardo conduziu "todo" o clero até o Auditório, dentro do Seminário pra que pudesse se iniciar a reunião. A reunião se inicia 20:15, Dom Eduardo, falou que seria bem sincero, sobre assuntos que estão saindo do limites. Iniciou com uma chamada, para ver se estão todos realmente presentes. Dom Eduardo propós uma reflexão até as 20:30, e inicou com algumas orações e com sinal da cruz, e inicou a meditaçao do Santo Evangelho, e propos uma leitura Orante da palavra de Deus, propos que devemos ser humildes e crescer como o grão de mostarda, que foi platando no dia que entramos no Seminário, depois nos comparou com os passarinhos, nos entramos e vamos contruir nossas casas, nessa arvore que e a Igreja, nos podemos nos compara as duas coisas: Arvore, e Passaro, e dos dois modos devemos dar frutos! E fala que não está acontecendo como o esperado, e pra colocar na cabeça do clero, que ele deve servir, os que não estavam presente, receberam advertencias. Convidou ao Clero, ao olhar pro fundo de seus corações, e mandou pensarmos no nosso Misterio, se somos arvores boas, ou arvores que estão apodecendro, deixou alguns minutos em silencio, para que o Clero pudesse refletir.

Primera Pauta: Missão, falou que missão está se abalando, há Padres bons, e Padres Ruins, niguem está no nivel desejado, falou que deve ter amor, pois sem amor cansa, não façam por obrigação, diz Dom Eduardo ao Clero, Dom Eduardo relembrou as promessas da ordenação, relembrou das duas Missas, e um ato Liturgico, ele diz: "Vale mais amor, do que números" Disse da resposabilidade do Seminário, e disse que *TODOS* os Padres devem celebrar, falou dos Relatorios que são feitos os relatorios semanais, quem realiza: Dom Thiago, Dom Eduardo realizava a avalição, Coloca a Avaliação, quantos eventos, faz um breve comentário, e o Relatorio e enviado a Nunciatura, disse que é horroroso ver esses relatorios, disse que os Padres devem trabalhar, Disse que nossa Missão e feita para Deus. Disse pra asumirmos esse compromisso, usando a palavra "Recomeçar".

Dom Thiago tomou a palavra e disse que a Arquidiocese precisa de mudanças, e fala sobre o compromisso de servir a nossa Arquidiocese, diz que não e so celebrar, celebrar, e diz que e preciso focar nos eventos Arquidiocesanos, e diz a importancia de participar dos eventos dos Bispos, e Dom Thiago pediu pra evitar faltar nos eventos dos Bispos, e diz a obrigação da participação, e propos um pensamento, de aparecer um Padre, dois Padres, diz que e uma vergonha, Dom Thiago diz que normalmente são os Padres do Clero de fora, que participam, dois ou tres da Arquidiocese, e diz que e necessario o amor ao celebrar, e disse que a Participação deixa ele meio imcomodado, TODOS EVENTOS ARQUIDIOCESANOS SÃO OBRIGADO, CASO NÃO POSSIVEL, JUSTIFICAR, CASO NÃO JUSTIFIQUE, RECEBERÁ ARDVERTENCIA. Enfatizou de marcar mesmo horarios dos eventos Arquidiocesanos, e mandar não acontecer mais, evitar de marcar horarios quando está ocorrendo eventos Arquidiocesanos, diz pra tomar cuidado com o Papinho na hora de Missas.

Segunda Pauta: Participar; Dom Thiago iniciou esse topico, participar faz parte do Misterio, diz que deve participar dos eventos Papais, e vem cobranças, tantos para os Padres, como para nossos Bispos, diz que somente dois estão sempre presentes, e diz como e chato celebrar sozinho, fala da unidade que deve se ter o Clero, participar da Missas dos nossos irmãos do Clero, diz que o Padre não e obrigado a participar de Missas Arquidiocesanas, mais que deve participar da minima Missa, a Missa Pontifical, enfatiza a Participação. Falou principalmente da Justificação, de justificar uma falta que não conseguirá estar presente, falou pra que nós possamos iniciar nosso Misterio de volta.

Terceiro Pauta: Diz que a Igrejas estão abandonadas, tantas coisas as melhorar, todos tem uma responsabilidade para com ela, diz do atraso liturgico, diz que deve ser organizado a sua Paroquia, a Paroquia e um lugar de reunir os fieis pra celebração Diz Dom Eduardo, como celebrar bem? Liturgicamente, Diz que as Paróquias são todas dos Bispos, os Parocos são os responsaveis por cuidar das paroquias, pois os Bispos não podem estar presentes em todas as Paróquias ao mesmo tempo, o Paroco e pra cuidar, diz Dom Eduardo, se ele nomeou, e pra cuidar, e Missão do Paroco, é celebrar, participar, promover eventos, cuidar da parte Material e Espiritual, Material: Cuidar fisicamente: Cor liturgica diaria, Quando vem o Bispo 7 velas, deve ter velas acessas, Parte Espiritual: Diz cuidados com as músicas que são usadas na liturgia, diz que e recomendando usar os Orgãos, que e uma música que nos faz conectar com a liturgia, o cuidado pra não misturar por exemplo: Violão, Orgão etc, pediu pra tomar cuidado com essa questão, Diz que Missa e de Casula, e não de Estola, diz que e importante celebrar bem, estar dentro da Liturgia.

Dom Thiago toma a palavra: E diz que Dom Eduardo falou tudo que e necessario, cuidado com as paroquias, etc, Andou andando pelas Igrejas e viu buracos na rua, Bichos espalhados, dentro de Igreja havia vacas, Ele disse outra questão que percebeu nos cantos liturgico, foi essa mudança de cantos liturgicos dentro da Missa em misturar Orgão, com violão, etc, Falou que devemos cuidar da Paroquia como nossa casa, sempre cuidar pra ver se estar todos os blocos, ver se os Santos estão retos, que alguem deixou torto, avisou pra tomar cuidado com a ornamentação, falou da Novena em honra a todos os Santos, pra ajudar na promoção dos eventos, deixar Paróquia organizada, disse pra tomar cuidado com as Estolas em Missa.

Quarto Pauta: Diz que a Capela faz parte da Paroquia, e que o Paroco deve celebrar as Missas tambem devem ser na Capela e na Paroquia, devem ser intercalados.

Dom Eduardo respondeu uma dúvida sobre a Clérgima, e diz que o Culto Divino não aprova e diz que a Batina e a veste do Padre.

Disse tambem sobre a promoção de eventos, que não e so Missan jantar com o clero, disse novamente da união que deve ter o Clero, reforçou a unidade da Igreja e do Clero Arquidiocesano. Falou pra que o Clero se Una! que devemos tentar se os melhores.

Dom Thiago, reforçou que o Papa pediu pra tomar cuidado com a lituriga, Dom Thiago falou que vai tentar acompanhar as Missas dos Padres, pra avaliar, pra ver as dificuldades de cada um, e pediu pra qualquer duvida, podem ser tiradas com Dom Thiago, Dom Eduardo, disse da importancia dessa vestimentas liturgicas etc.

Dom Eduardo falou que Novenas, Missas, devem ser dentro da Igreja.

Quinta Pauta: O respeito com os membros do Clero, Evitar chamar Bispo por nome, usar ou "Dom" "Excelencia" Disse para não importunar os outros Bispos, diz que os Bispos tem trabalhos Pastorais, tem deveres, disse pra buscar esse Respeito.

Padre Samuel: Falou sobre as vocações, as poucas vocações que temos, e pediu a oração pelas vocações, e um pouco do estado do Seminário, e falou pra que todo o clero veja/leia a Ata.

Frei Ruan: Disse a beleza da vocação, e enfatizou que devemos cumprir o que promotemos, falou que temos que fazer de nossa vida Sacerdotal bonita, traçar essa caminhada com amor, e falou pra que nos não desistarmos do caminho do Senhor, e fez o convite ao triduo que irá se realizar.

Dom Thiago: pra finalizar, ele quis da resumida, e enfatizou a leitura da Ata, ele relembrou oque vimos nessa Ata, sobre a Missão, sobre todas as pautas que foram abordadas, e falou que a Sé faz esse chamado Vocacional, e muitos que passaram por aqui, ja se tornaram Sacerdotes ou vão se tornar na vida real.

Padre Paulo tratou das reformas: que devem ter autorização do Bispo, Devem-se apresentar um projeto bom aos olhos do Bispos pra que não se deixe/estrague as Igrejas, e depedendo da situação está autorizado, mais sempre pedir autorização.

Dom Eduardo, falou que tudo que foi falado deve ser praticado, pois se não for... Disse para que nos espertermos.

Dom Eduardo fez o convite para a ordenação que haverá quarta.

Dom Eduardo, exigiu a imagem de Nossa Senhora em todas as paróquias.

No final, Dom Eduardo conduziou o Clero a Capela do Santissimo, em um momento de oração, para que todos comecem do zero, e pratiquem o que foi falado, logo depois foi feito uma oração pelos Sacerdotes, foi feito um momento de Adoração, e logo foi finalizado com uma benção de Dom Eduardo, e logo teve a foto final. 


Dado e Passado na Cúria Arquidiocesana, 17 de junho de 2024

Pe Samuel Henrique 

Chanceler do Bispado

Postagem Anterior Próxima Postagem