Livreto Celebrativo - Bênção dos Sinos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

 

LIVRETO CELEBRATIVO 

BÊNÇÃO DOS SINOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

08.07.2024

Presidida por Sua Excelência Dom Eduardo Taras
Entrada da Paróquia

INTRODUÇÃO

É costume antigo convocar o povo cristão e adverti-lo dos principais acontecimentos da comunidade local por meio de algum sinal ou som. O toque dos sinos exprime de algum modo os sentimentos do povo de Deus, quando exulta ou chora, quando dá graças ou suplica, quando se reúne e manifesta o mistério da sua unidade em Cristo.

Em virtude da íntima relação que os sinos têm com a vida do povo cristão, foi-se impondo o costume, que felizmente se conserva, de os benzer antes de serem colocados no campanário.

Convém suspender ou colocar em lugar adequado o sino que vai ser benzido, de tal modo que, se for conveniente, possa andar-se à volta dele e pô-lo a tocar.

Conforme as circunstâncias do momento e do lugar, a bênção dos sinos faz-se em dia festivo, fora ou dentro da igreja. Mas se parecer oportuno realizar a bênção dentro da Missa, a bênção faz-se depois da homilia.

Este rito de bênção pode ser utilizado pelo presbítero, que, respeitando a sua estrutura e os seus elementos principais, pode sempre adaptar alguns elementos às circunstâncias das pessoas e do lugar. Se, como é desejável, o Bispo presidir à celebração, serão feitas as devidas adaptações.

RITO DE BÊNÇÃO DOS SINOS

RITOS INICIAIS

Reunida a assembleia, é conveniente cantar um cântico apropriado. Terminado o cântico, o celebrante diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.

Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo com uma das seguintes fórmulas:
Pres.: A vós, irmãos, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Ou:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

Então o celebrante dirige umas breves palavras aos fiéis, preparando-os para a celebração e explicando o seu significado. Poderá fazê-lo com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Hoje é para nós um dia de festa, porque esta igreja é dotada de novos sinos, o que nos dá uma ocasião oportuna para bendizer a Deus nesta celebração. De fato, os sinos estão de certo modo intimamente relacionados com a vida do povo de Deus: o toque dos sinos assinala os tempos de oração, reúne o povo para as celebrações litúrgicas, adverte os fiéis quando se dá um acontecimento importante que é motivo de alegria ou de tristeza para esta parcela da Igreja (esta cidade; esta povoação) ou para alguns dos seus fiéis. Participemos com sincera devoção neste rito sagrado, para que, durante toda a nossa vida, ao ouvirmos o som dos sinos, recordemos que formamos todos uma só família e, obedecendo ao seu chamamento, nos reunamos todos, como sinal visível da nossa unidade em Cristo.

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Os 2, 16. 17b-18. 21-22)

Leitor: Leitura da Profecia de Oseias
Assim fala o Senhor: “Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; e ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito. Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.
Leitor: Palavra do Senhor.
℟.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL
(Sl 144)

℟.  Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza. ℟.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas! ℟.

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça. ℟.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. ℟.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(2Cor 8, 9)

ALELUIA, ALELUIA! 
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.
ALELUIA, ALELUIA!

EVANGELHO
(Mt 6, 24-34)

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e velas, e diz:
℣.: 
O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

O diácono ou o sacerdote diz:
℣.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo,  segundo Mateus.
e, enquanto isso, faz o sinal da cruz sobre o livro e, depois, sobre si mesmo, na fronte, na boca e no peito.
℟.: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
℣.: 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ʽO que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?ʼ Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.
℣.: Palavra da Salvação.
℟.: Glória a vós, Senhor.

Depois beija o livro, dizendo em silêncio a oração.


HOMILIA
(Breve alocução)

Conforme as circunstâncias, o celebrante faz uma breve alocução aos presentes, explicando a leitura bíblica, para que compreendam à luz da fé o significado da celebração e a finalidade dos sinos.

PRECES

Conforme as circunstâncias, segue-se a oração comum. Das invocações que a seguir se propõem, o celebrante pode escolher as que parecerem mais apropriadas ou acrescentar outras mais diretamente relacionadas com as circunstâncias dos presentes e do momento.

Pres.: Elevemos as nossas súplicas a Deus Pai, que quer reunir na sua Igreja todos os povos, e digamos numa só voz:

℟.: Reuni na vossa Igreja todos os povos da terra!

1. 
Senhor nosso Deus, que nunca deixais de nos chamar à unidade, para que animados pelo mesmo Espírito, percorramos o único caminho da salvação, oremos. 

2. 
Senhor nosso Deus, que quereis fazer de nós, vosso povo, o testemunho perfeito da vossa presença entre os homens, oremos.

3. 
Senhor nosso Deus, que nos ensinais a participar nas tristezas e nas alegrias dos nossos irmãos, para que a nossa caridade seja mais verdadeira, oremos.

4. Senhor nosso Deus, que hoje encheis de alegria espiritual a nossa assembleia (comunidade), para que a todos anuncie o mistério da redenção, oremos.

Segue-se a oração de bênção, como adiante se indica.

ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

O celebrante, de braços abertos, diz a oração de bênção:

Pres.: Nós Vos bendizemos, Senhor, Pai santo, que enviastes o vosso Filho ao mundo, para que os homens, dispersos pelo pecado, fossem reunidos pelo seu sangue derramado e, formando um só rebanho sob um só pastor, por Ele fossem conduzidos e alimentados.
Escutai, Senhor, as nossas súplicas e fazei que, ao ouvirem o chamamento dos sinos, os vossos fiéis acorram à igreja com prontidão e alegria e, perseverando no ensino dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações, sejam um só coração e uma só alma, para louvor da vossa glória, Por Cristo, Nosso Senhor.
℟.: Amém.

Ou:

Pres.: Deus todo-poderoso e eterno, que desde as origens do mundo fizestes ouvir a vossa voz, convidando o homem a participar na vida divina, ensinando-lhe realidades inefáveis e apontando-lhe o caminho da salvação; Senhor, que ao vosso servo Moisés mandastes tocar as trombetas de prata para reunir o povo;
Senhor, que permitis na vossa Igreja o uso dos sinos de bronze para convidar o povo à oração: abençoai este novo sino e fazei que todos os vossos fiéis, ao ouvirem o som da sua voz, elevem para Vós os seus corações e, participando nas alegrias e tristezas dos seus irmãos, acorram prontamente à igreja, para que aí possam sentir a presença de Cristo, escutar a vossa palavra e apresentar-Vos as suas súplicas.
℟.: Amém.

Depois da oração de bênção, o celebrante, conforme as circunstâncias, asperge com água benta os sinos e incensa-os. Entretanto canta-se a antífona seguinte com o salmo 149, ou outro cântico apropriado.

Ant. Cantai ao Senhor,
bendizei o seu nome. Aleluia.

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor na assembleia dos santos.
Alegre-se Israel no seu Criador,
rejubilem os filhos de Sião em seu Rei. ℟.

Louvem o seu nome com danças,
cantem ao som do tímpano e da cítara,
porque o Senhor ama o seu povo,
coroa os humildes com a vitória. ℟.

Exultem de alegria os fiéis,
cantem jubilosos em suas casas:
em sua boca os louvores de Deus.
Esta é a glória de todos os seus fiéis. ℟.

Glória ao Pai e ao Filho
e ao Espírito Santo,
como era no princípio,
agora e sempre. Amém. ℟.

CONCLUSÃO DO RITO

O celebrante abençoa o povo, dizendo, com as mãos es tendidas sobre os fiéis:

Pres.: O Senhor, que de todos os povos da terra formou a sua Igreja una e santa, abençoe com a sua bondade e clemência todos vós que diligentemente aqui viestes.
℟.: Amém.

Pres.: Na sua infinita misericórdia Ele vos conceda que, ao serdes convocados para a igreja pelo toque solene dos sinos, escuteis atentamente a sua palavra.
℟.: Amém.

Pres.: E assim, superada toda a divisão entre os irmãos, e amando-nos uns aos outros com sincera caridade, celebremos os sagrados mistérios num só coração e numa só alma.
℟.: Amém.

Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟.: Amém.

℣.: Ide em paz, e glorificai o Senhor com vossa vida.
℟.: Graças a Deus.

Se parecer oportuno, o celebrante e os fiéis fazem ouvir os sinos em sinal de alegria. É conveniente terminar a celebração com um cântico apropriado.
Postagem Anterior Próxima Postagem