DOM CAUÃ TAVARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO E PRIMAZ DO BRASIL

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
______________________
DECRETO
______________________
A todos que deste lerem ou ouvirem; em especial aos nomeados hoje, enviamos saudações no Senhor Jesus!
Considerando que os leigos são parte integrante da Igreja, chamados a participar ativamente na missão evangelizadora, como afirma a própria Palavra de Deus: 'Vocês são a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido por Deus, para anunciar as maravilhas daquele que os chamou das trevas para a sua luz admirável' (1 Pedro 2,9), é fundamental fortalecer e apoiar o papel dos leigos na Igreja, reconhecendo sua vocação específica e sua contribuição única para a evangelização e a construção do Reino de Deus.
O leigo, por sua vocação, é chamado a exercer ministérios e serviços litúrgicos dentro da Igreja, sendo corresponsável pela edificação da comunidade e pela vivência da liturgia. Art. 34° do Decreto "Participatio Laicorum"
Em virtude da autoridade conferida pela Sé Apostólica, DECRETO a Criação e Abertura do Centro de Acolhimento e Formação para Leigos.
Art. 1° - Fica criado o Centro de Acolhimento e Formação dos Leigos, com o objetivo de promover a formação e o desenvolvimento espiritual dos leigos, para que possam exercer sua missão evangelizadora de forma eficaz.
Art. 2° - O Centro de Acolhimento e Formação dos Leigos terá os seguintes objetivos:
●Proporcionar formação e capacitação para os leigos;
● Oferecer um espaço de acolhimento e apoio para os leigos;
● Promover a integração e a comunhão entre os leigos;
Art. 3º - O Centro de Acolhimento e Formação dos Leigos será composto por:
● Um Coordenador
● Uma equipe de Formação
● Um Diretor Espiritual
Art. 4º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, e revoga qualquer disposição em contrário.
Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, confiamos à intercessão de Nossa Senhora, Mãe de Deus e Rainha dos Apóstolos, todos os leigos. Que ela os acompanhe e os guie em sua jornada espiritual, e que o Espírito Santo os ilumine e os fortaleça em sua missão evangelizadora.


