CARTA PASTORAL SOBRE A CLAUSURA E CONCLAVE


CARTA PASTORAL
SOBRE A CLAUSURA E CONCLAVE

DE SUA EMINÊNCIA REVERENDISSIMA, DOM EMANUEL CARDEAL GOMES



Com alegria e esperança, venho me dirigir a todos o povo de Deus da nossa amada Arquidiocese de São João Del Creeper, comunicando a vacância da Sé Apostólica e a preparação do Conclave para a eleição do sucessor do nosso amado Papa Gregório V, que assumirá o ministério petrino como novo Santo Padre.

Como nos recorda o Senhor: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Este é um tempo de silêncio, discernimento e oração para toda a Igreja. Em fidelidade às normas estabelecidas, os Cardeais Eleitores e aqueles que exercerão funções durante este período entram em clausura, dedicando-se ao discernimento guiado pelo Espírito Santo.

Por isso, estarei ausente da Arquidiocese durante a Sé Vacante e o Santo Conclave, permanecendo recolhido com os demais Cardeais Eleitores, tanto para as congregações gerais que começaram no dia de ontem(28/08), quanto para o Santo Conclave que se iniciará na próxima Terça-feira(02/09). Durante minha ausência, confio, com toda segurança e fraternidade, a condução dos trabalhos e decisões pastorais ao meu amado irmão no episcopado, Dom Vinicius Lucas, Bispo Auxiliar, que estará à frente das questões administrativas e pastorais. Peço a todos que o apoiem com espírito de comunhão, zelo e caridade, garantindo a continuidade dos acolhimentos, formações e demais atividades eclesiásticas para que nossa Arquidiocese permaneça firme e fiel na missão confiada por Deus a cada um de nós.

Este tempo nos convida a um profundo gesto de fé. “Ponde em Deus toda a vossa esperança, pois Ele tem cuidado de vós” (1Pd 5,7). Por isso, exorto cada igreja, movimento e serviço a intensificar as orações pelo Colégio Cardinalício e por toda a Igreja.

Quero ainda, de modo muito especial, convidar todo o Povo de Deus a participar da Santa Missa de Intenção ao Santo Conclave, que será realizada no dia 01 de Setembro de 2025, na Basílica de São Pedro às 17h30min. Esta celebração será um momento único de graça, ao qual celebrarei para suplicar pelo bom êxito do Conclave.

Após a eleição do novo Santo Padre e o término das responsabilidades no Vaticano, retornarei à nossa Arquidiocese para retomar, com alegria, os compromissos pastorais, ordenações e reuniões com os organismos da Cúria Arquidiocesana, leigos e as nossas queridas Missionárias da Caridade.

Unamo-nos em oração. Que cada celebração eucarística, cada terço e cada súplica elevem-se ao Céu por esta intenção. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20).

Invoco sobre todos a graça do Espírito Santo e a proteção da Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que, juntos, permaneçamos firmes na fé e na esperança.

Com minha bênção e amor pastoral,


Emanuel Cardeal Gomes

Cardeal-diácono di Sancta Agathae in Urbe

Arcebispo Primaz

Postagem Anterior Próxima Postagem